top of page

Steam Direct e o Futuro da Curadoria


"Metade desta página é um desperdício de espaço" - John "TotalBiscuit" Bain


Vamos falar sobre um assunto muito importante e que recentemente foi abordado pelos famosos TotalBiscuit e Jim Sterling, caso não saibam esses canais no YouTube são basicamente as inspirações da criação deste canal que você se encontra.


Em seus vídeos mais recentes (Talking Steam... Directly e I will now talk about my visit to Valve and the future of Steam for about an hour) eles falam sobre sua visita a Valve com o intuito de analisar o futuro da plataforma de games mais usada no planeta, o Steam. Ambos foram para Seattle visitar o quartel general da Valve para conversar com os maiorais da empresa, a grande maioria programadores, incluindo ninguém menos que Robin Walker (Team Fortress 1 e 2).


O motivo principal era poder discutir algumas funcionalidades que em breve chegarão no Steam.

E por em breve eu digo, senta e espera com calma porque o negócio vai vir no mesmo ritmo de qualquer trilogia da Valve. Porém, algumas destas funções estarão presentes já no novo Steam Direct, esse sim está perto de chegar e tem o objetivo de substituir aquela porcaria que acabou sendo o Steam Greenlight.


STEAM DIRECT


Então vamos por partes, como vocês sabem a Valve tem aquele mau hábito de criar soluções que acabam gerando mais problemas. Dito isso, o Steam Direct procura diminuir a quantidade de jogos que conseguem entrar no Steam visando qualidade no lugar de quantidade. Além disso, eles querem acabar com aqueles espertinhos que acham que para fazer dinheiro basta roubar assets e colocar coisas que nem são jogos no Steam para deixar o mercado de cartas fazer o resto. Como acabar com isso? Alterando completamente o jeito que o mercado de cartas funciona...


Espera só um instante... HAHAHAHAHA *respira fundo* hahaha, SIM SIM!

E obrigado pelos peixes.


Agora vejam só, eles já fizeram algumas modificações, só que ninguém percebeu. As cartas de jogos com custo abaixo de 1 dólar não podem mais ser vendidas no mercado apenas trocadas, e as cartas geradas por jogos de empresas que foram expulsas do Steam não podem mais ser vendidas apenas trocadas. Entre outras decisões que estão sendo consideradas incluem: um valor mínimo do jogo para ele ter acesso às cartas colecionáveis ou um número mínimo de cópias VENDIDAS na loja para ter acesso às cartas. O objetivo é acabar com a possibilidade de se lucrar mais com as cartas do que com os jogos. Que delícia hein? O karma demora mas ele volta.


VISUALIZAÇÃO E DESCOBRIMENTO


Outra coisa que vai sofrer alterações, pela terceira vez, é a fila de descobrimento. No momento o algoritmo dela é baseado em marcadores. O sistema pode dizer que um determinado título apareceu na sua fila porque é popular ou por qualquer outra coisa, mas na real é que antes disso ele é escolhido pelos marcadores de jogos que você visitou, botou na lista de desejos ou jogou recentemente. O problema é que isso pode resultar em jogos porcarias aparecendo apenas por conta dos marcadores e não por qualidade.


A alteração futura procura fazer com que fique esclarecido o real motivo e origem de um determinado jogo ter aparecido não só na sua lista de descobrimento como na sua página principal da loja como um todo. Seja no carrossel de imagens, nas ofertas especiais, nos populares entre amigos, na curadoria, etc.


Como isso acontecerá? Os dados das páginas dos jogos serão exibidos. Não são os números de vendas ou qualquer coisa do gênero. Não, são as fontes de tráfego do jogo. Ou seja, porque esse jogo está sendo tão falado. Os sites, as notícias, os canais de YouTube, os tweets, os Reddits, tudo que está fazendo as pessoas visitarem a página do jogo na loja.

Sendo assim, será possível identificar jogos que estão passando vergonha na internet e aqueles que de fato são recomendados. Acessar essa página com os dados detalhados vai mostrar todos os motivos que fizeram você chegar naquele jogo. Mas qual o problema que isso tudo pode gerar?


Bom, não basta apenas fechar as portas violentamente, se você fizer isso você acaba com o único motivo que o Steam Greenlight fez sucesso no início: variedade. A Valve notou no início do programa que romances visuais eram extremamente populares e que isso era o diferencial de vendas num mar de jogos AAA, sendo que isso nunca passaria pela cabeça da empresa se eles mesmos fizessem a curadoria. Mas se você simplesmente deixa o algoritmo decidir quais jogos vão ser mostrados isso pode resultar nos tesouros escondidos ficarem na realidade perdidos junto com o lixo da loja que foi varrido para debaixo do tapete. Entra então, a nova curadoria e os exploradores do Steam.


CURADORIA E EXPLORADORES STEAM


Ao criar o sistema de curadoria, a Valve só tentou tampar o sol com a peneira às pressas. Você consegue perceber pela falta de filtros e barra de busca nas páginas dos curadores que a prática se torna inútil a não ser que você esbarre com o texto informativo do seu curador na página de um jogo por mera coincidência. Por exemplo, se você navegar as páginas de uma curadoria grande, você certamente já se perdeu muito tempo rolando o mouse no seu navegador até achar algo. Isso ajuda apenas os jogos que estiverem na página inicial da curadoria ou perto do topo, todos os outros caem no esquecimento.


Com o tempo, tivemos abas adicionais de "mais vendidos" e "lançamentos", além da opção de contraindicar ou apenas informar na curadoria, o que foi bem interessante. No entanto, ainda é preciso incentivar e fazer uma repaginada/limpeza nas páginas de curadoria, pois elas estão ficando cada vez mais inúteis.


Os filtros da curadoria são inúteis e não incluem coisas como "gênero, ano, ou com desconto"


O lado bom é que o Steam está preparando um novo programa chamado Exploradores Steam. Todos que se inscreverem no programa terão acesso a uma página de jogos que precisam de resenhas, você poderá comprar o jogo e uma das possibilidades é surgir uma enquete depois de um tempo para que você deixe sua opinião, além de quanto tempo você passou de fato jogando o jogo e o que você escreveu para poder determinar a qualidade do jogo. Finalmente, um fórum especial para todos os exploradores também será criado.

E o que você ganha com isso? Bom, a Valve vai te dar direito a um reembolso por semana que não é limitado por tempo de jogo ou qualquer outra coisa. Essencialmente você poderá fazer análise de jogos sem ter que pagar por isso e isso é o incentivo que faltava no Greenlight para que ele desse certo.


Resumindo, não basta apenas entrar no Steam, os criadores tem que merecer atenção. E adivinha só? Os desenvolvedores não serão mais nada de especial no Steam, eles serão iguais os outros usuários.


Dentre as várias mudanças na Curadoria, sugestões como anexar vídeos de análises, organizar jogos por top 10 e marcadores personalizados, acho que a mais interessante é a opção de um desenvolvedor poder enviar cópias de seus jogos diretamente para curadores num único clique de botão! Isso será integrado e similar ao sistema Keymailer de envio de chaves. Cada curadoria terá o seu próprio nível e quanto maior o nível maiores as chances de um desenvolvedor olhar para você com interesse de saber a sua opinião quanto ao produto deles.


SUPORTE


A Valve contratou duas empresas terceirizadas para resolver toda a parte de suporte e agora os tickets estão sendo respondidos numa velocidade maior que antes e junto com o sistema de reembolso o ritmo melhorou bastante, mas eles esperam poder melhorar mais ainda a equipe de suporte. E realmente o atendimento me pareceu bem mais ligeiro nos últimos meses.


A única coisa que resta agora é esperar, eu sinceramente gostaria que a loja voltasse aos seus tempo de glória que permitia a atenção merecida de jogos indies como Super Meat Boy, Fez, Bastion, Dust e que jogo estaria soterrados num monte de porcarias e nunca teriam vendido tanto quanto. Fico feliz em saber que a Valve não deseja que sua empresa sofra o mesmo destino de lugares como Desura e que em breve teremos algo muito legal, ou que pelo menos é legal em teoria.

Publicações em Destaque
Publicações Recentes
Archive
Busca por marcadores /
Search by tags
Follow Us
  • Patreon
  • Curadoria Steam
  • SalsaTheOne
  • Salsa nos seus Jogos
  • SalsaTheOne
bottom of page