top of page

Ark: Pilatragem Evolved

Olha só... já vou começar dizendo que eu compreendo que você deve gostar do jogo. Eu já dei minha opinião sobre "sobrevivência": que realmente não é um gênero, muito menos algo que raramente consegue atender todas as expectativas e por isso está lotado de vaporware desse tipo no Steam. Só existem dois jogos fáceis de citar que se deram bem e conseguiram entregar títulos dignos de apreciação: Don't Starve, Starbound e Terraria (este último não teve o benefício do Early Access em sua época).

Agora eu quero apontar o seguinte. Você precisa ser um fã muito cego, otário ou masoquista para se deixar levar por uma coisa dessas:

Aproximadamente 1 ano em acesso antecipado, lançamento em junho de 2016. Muitas funções planejadas e conteúdo adicional serão adicionados ao longo desse 1 ano (do AA até o lançamento completo). TONELADAS de aspectos, portanto a razão do Acesso Antecipado!

Eles prometeram terminar o jogo em junho de 2016, estamos em setembro e eles agora viraram história ao oferecer um DLC que é quase o preço do jogo original de algo que nem está pronto! Espera-se que você insira todo o conteúdo que falta para terminar um jogo durante o período de Acesso Antecipado. Alias, os termos de desenvolvimento deixam bem claro que o produto final precisa oferecer claramente um conteúdo diferente do que nas versões iniciais, para assim justificar a presença do jogo no programa Acesso Antecipado.

Por que? Porque assim você impede que uma empresa tente vender um jogo claramente pronto em "beta" (que na realidade é uma demo) como acesso antecipado. Ou que a distribuidora fique tirando leite de todos os consumidores do produto sem se preocupar em melhorá-lo ou sequer lançá-lo.

Agora vamos considerar algo que aconteceu no início deste ano quando o Studio Wildcard foi processado pela Trendy Entertainment (Dungeon Defenders) e teve que pagar 40 milhões de dólares. Parece sim algo muito suspeito, mas ainda assim não ficou esclarecido e não é relevante para o problema em questão... por enquanto.

Eu preciso apontar que sim, esta prática de agora foi mais do que suspeito, foi cara de pau e da mais lavada. Vender um DLC durante Acesso Antecipado e que custa quase o preço do jogo original?! Faça-me o favor, né...

Sinceramente espero que o jogo quando lançado (ou seja, sem o selo azul de Acesso Antecipado) se prove excelente e que ele termine mesmo. Não quero saber de lançamento corrido só pra tampar o sol com a peneira e abafar este caso. Quero que as pessoas venham e me digam que legitimamente receberam tudo isto que foi prometido (escrito em 2015):

Só assim justificaria a existência desse DLC e aí eu poderia dizer que o ocorrido na realidade foi uma falta de agendamento da remoção do selo de Acesso Antecipado. Mas a julgar pelas milhares de resenhas negativas no Steam, isso claramente não é o caso.

"Ahh Salsa, mas você precisa compreender que qualquer desenvolvimento terá atrasos."

Eu compreendo que existam atrasos. O que eu não entendo é como uma equipe inteira tem tempo de passar por um processo jurídico que "poderia atrasar o desenvolvimento do jogo", criar um spin off do jogo também em Acesso Antecipado (Survival of the Fittest), criar todo o conteúdo de uma expansão paga e não colocou na agenda algo tão importante como... digamos... a conclusão do jogo?

Parece que o sr. Stieglitz precisa rever suas prioridades dentro do estúdio, porque a próxima promessa vazia para final de 2017 (e que já está altamente negativada no Steam) tem esta lista de conteúdo:

Publicações em Destaque
Publicações Recentes
Archive
Busca por marcadores /
Search by tags
Follow Us
  • Patreon
  • Curadoria Steam
  • SalsaTheOne
  • Salsa nos seus Jogos
  • SalsaTheOne
bottom of page