top of page

Jogos Multiplayer - Quando Comprar?

Hoje conversando sobre o fiasco que foi Sword Coast Legends, primeiro jogo independente da desenvolvedora N-Space que levou à sua falência depois de 22 anos no mercado, lembrei da decepção que foi na época não poder jogar Dungeonland ou The Crew com meus amigos do jeito que eu gostaria por conta de restrições NAT de roteador. Lembrei também da frustração que era jogar Terraria por mesmo usando Hamachi, de como foi jogar ontem Battlecrew Space Pirates com ping de 250ms. E finalmente lembrei o quão ridículo de fácil era jogar Borderlands 1 pirata com todas as expansões no Gamespy.

Eis uma lista coisas que você precisa considerar hoje em dia com jogos multiplayer antes de comprá-los. Responda nessa ordem, para cada "não" você pula para próxima pergunta: 1) É local apenas? 2) É online por ip? 3) A região é alterada pelo servidor de Download do Steam?

4) O multiplayer exige NAT* aberta? Caso sim, ativar DMZ é a única solução em certos roteadores?

5) Online por região? 6) Os servidores possuem ping acima de 150ms? 7) Os servidores oferecem matchmaking? 8) O jogo usa Steamworks** com drop-in / drop-out? 9) O Steamworks** permite "juntar-se a partida" fora do jogo? 10) O jogo usa Steamworks**? Não comprou por que? - Respondeu SIM apenas nas perguntas 7, 8, 9 e 10.

Comprar - Respondeu NÃO em todas essa perguntas, exceto em qualquer momento das 3 últimas. Considerar com muito cuidado - Respondeu NÃO em todas, exceto na pergunta 4. Desanimar - Respondeu SIM na pergunta 1 ou 2.

Apenas se o jogo for excelente e famoso - Respondeu SIM na pergunta 3. Pois existe uma grande chance do jogo perder comunidade muito rápido.

Esquecer - Respondeu SIM nas perguntas 2, 4 ou 5 e 6, e NÃO em todo o resto. * Nem todo mundo tem acesso ao roteador, ou senha, ou mesmo deseja ficar alterando configurações do mesmo. E principalmente, você não vai querer deixar o seu computador em DMZ por longas partidas online sem qualquer firewall ativo. **Estar disponível no Steam não garante que ele use a funcionalidade do Steamworks. Um jogo com Steamworks permite integrar o multiplayer com o login do Steam, seu nick e avatar aparecem no jogo e é possível "juntar-se a partida" direto da lista de amigos ou da janela de chat.

Publicações em Destaque
Publicações Recentes
Archive
Busca por marcadores /
Search by tags
Follow Us
  • Patreon
  • Curadoria Steam
  • SalsaTheOne
  • Salsa nos seus Jogos
  • SalsaTheOne
bottom of page