IndieCade Europe - Festival Internacional de Jogos Independentes
Jogos da Europa, Ásia, Oriente Médio e outros estão chegando a primeira edição europeia que acontece na França nos dias 18 e 19 de novembro.
IndieCade, é o festival internacional premier dos jogos independentes, hoje foram revelados os primeiros títulos que chegam nesta primeira edição europeia. O evento acontece nos antigos salões do prestigiado Conservatório Nacional de Artes (CNAM) em Paris.
Aclamado como o "Sundance da indústria dos jogos”, IndieCade apoia o desenvolvimento global de jogos independentes através de uma série de evento internacionais que destacam o valor, diversidade, contribuições artísticas e culturais de desenvolvedores independentes. O objetivo é trazer visibilidade e facilidade na produção de novos trabalhos dentro desta emergente comunidade de jogos indies. Os eventos anuais são: IndieCade East, IndieCade’s Showcase@E3, e IndieCade Festival, o maior encontro de criadores de jogos independentes nos Estados Unidos. O evento oferece palestras com os criadores, oficinas, exibições, uma cerimônia de prêmios e claro os jogos em si. A curadoria de jogos é feita por uma comunidade brilhante e diversificada de designers, jogadores e pensadores. Uma variedade inovativa de títulos que procura celebrar a diversidade na cultura dos jogos pelo mundo. São mais de 900 jogos de toda a Europa (e além). Jogos da Palestina, Índia, Austrália, e outros. Nos últimos 20 anos, o IndieCade que aconteceram nos EUA trouxeram para o holofote prévias de jogos como Her Story, Hyperlight Drifter, Axiom Verge, Armello, Nidhogg e Shovel Knight. Dentre os primeiros destaques anunciados para o IndieCade Europe temos:
Liyla & the Shadows of War (Rasheed Abueideh, Palestina, Jordânia e Emirados Árabes) Baseado em eventos reais, e contado do ponto de vista de uma menininha vivendo em Gaza durante a guerra de 2014. Este jogo portátil conta a fuga dela e de sua família, tomando decisões perigosas enquanto lutam pela vida no meio do caos bélico.
Old Man’s Journey (Broken Rules. Áustria) Uma aventura com quebra-cabeças serena na qual os jogadores precisam manipular o ambiente para guiar um velhinho em sua grande jornada por um mundo belissimamente ilustrado para se reconciliar com sua família.
Black The Fall (Sand Sailor Studio, Romênia) Uma aventura 2,5D que se passa numa era distópica e comunista. Você é Black, um trabalhador obediente, os jogadores precisam burlar o regime opressor, mas o caminho é repleto de quebra-cabeças, obstáculos e manipulação.
Killing Time at Lightspeed (Gritfish, Austrália) Contado através de interações com amigos virtuais numa rede social futurista, Killing Time at Lightspeed é uma ficção científica inovadora sobre tecnologia, viagem, amizade e o futuro da sociedade.
Além dos jogos mencionados acima, eu recomendo ficar de olho também em títulos como:
2Dark (Gloomywood, França) para os amantes do Alone in the Dark original.
Metrico+ (Digital Dreams, Holanda) para os viciados em infográficos.
Aer - Memories of Old (Forgotten Key, Suécia) que é visualmente lindo.
Winter (Happy Volcano, Bélgica)
Anarcute (Anarteam, França)
Jhulo (Seema Datar, Índia)
Masquerada: Songs and Shadows (Witching Hour Studios, Singapura)
The Delusions of Von Sottendorf (Delirium Studios, Espanha)
My Mom is a Witch (Bigosaur, Sérvia)
Em breve será liberada a lista completa de jogos, assim como toda a programação, assim como destaques, oficinas, prêmios e oportunidades de networking. Ingressos e mais informações na página oficial: http://europe.indiecade.com