#Desafio50Jogos (zerados em um ano)

February 9, 2020

Temperado com

Você deve estar acompanhando esse início de ano no nosso Twitter vários retweets de publicações usando a hashtag #Desafio50Jogos e provavelmente se perguntou do que se trata. Pois então, originalmente chamado de #Desafio050 (porque seria #DesafioZero50, mas acabou rolando uma metamorfose), a proposta é concluir 50 jogos em 2020. Ou seja, você tem até o fim do ano para fechar esse mínimo de títulos. Confira a lista de participantes atualizada e com seus respectivos progressos. A iniciativa foi do amigo @stockermann e eu sugiro que vocês sigam o canal dele e o Twitter também! Mas vamos lá...

 

Parece Difícil, Mas Não É 

 

Se você dedicar 1 jogo por semana para concluir, mesmo que você jogue 2 horas por dia de segunda a sexta e mais 5 horas no final de semana. Você consegue concluir qualquer jogo que tenha 15 horas. Portanto, o objetivo da brincadeira é diminuir o que os membros do hobby chamam de "backlog". Uma coleção de pendências (neste caso jogos) que você não terminou.

 

Salsa zerando Hand of Fate

 

Hoje em dia, com tantos catálogos e bibliotecas de jogos, é muito comum ver o seu backlog aumentando cada vez mais e você postergando um jogo que às vezes foi comprado e nem mesmo instalado. O hábito de comprar jogos em promoção tem crescido e a presença de serviços online por assinatura também. Sendo assim, criamos uma forma de peneirar a sua coleção, criar uma meta e encorajar os jogadores a conhecer até o fim seus jogos favoritos.

 

Parece Fácil, Mas Também Não É

 

É claro que todos temos a correria diária, outras tarefas domésticas, atividades esportivas, estudos, carreiras, etc. Nossas agendas são lotadas, tudo isso acaba criando obstáculos que vão tornar de fato este evento em um DESAFIO. Portanto, não queremos que você prejudique ou coloque em segundo planos seu cronograma diário. Veja bem, não é uma competição, não é uma corrida. É uma brincadeira que serve para distraí-lo da sua rotina.

 

 Espécie: tryhardus insomnius

 

Além de tudo que foi mencionado anteriormente, muitos jogadores acabam preferindo passar dias, semanas, meses, anos e até décadas jogando a mesma coisa. Isso é errado ou ruim? De maneira, alguma. Cada um faz o que prefere com o seu tempo e lógico que suas atividades favoritas sempre serão prioridades. Este desafio é para abrir os olhos de pessoas que gostariam de experimentar os jogos de suas respectivas ludotecas, mas que acabam procrastinando até mesmo dentro do seu hobby. Quantas vezes você simplesmente ficou sentado em um lobby de uma arena PvP ou na capital de um MMO sem fazer absolutamente nada, apenas conversando com seus amigos por texto ou microfone?

Como Participar? (FAQ / P&R)

 

Basta usar a hashtag no Twitter toda vez que você quiser marcar uma conquista pessoal. Inclua uma foto, o nome do jogo, um relato breve da sua experiência com o jogo, um link de análise ou um VOD (video on demand, gravação da transmissão anterior).

 

Eu preciso transmitir?

 

De maneira alguma, trate como um desafio pessoal. Mesmo que você não tenha Twitter ou não queira compartilhar nada no Twitter, você pode fazer anotações pessoais do seu progresso como preferir (ver "Dicas Avançadas" abaixo).

 

Onde posso conversar sobre o desafio?

 

Temos dois servidores de Discord onde as pessoas podem acompanhar os progressos e conversar.

Stockermann Live e Salsa Games. Você pode tirar dúvidas usando a própria hashtag no Twitter ou nos marcando @salsatheone / @stockermann.

 

Como eu acesso a sala privada no Discord do Salsa?

 

A sala privada Desafio-50-jogos é apenas para participantes que também são streamers, ou seja, aqueles que possuem um canal no Twitch/Mixer/Youtube onde ocorrem as transmissões do desafio. Essas pessoas recebem um cargo especial chamado Desafiante, podem publicar seus progressos na sala e conversar com os outros participantes. É preciso já ter transmitido antes de ser validado.

Qualquer assinante do meu canal (seja sub ou Padrim) pode conferir as conversas e as publicações, além de deixar reações com emotes, mas não pode publicar no canal.

 

Quais streamers já estão participando?

 

Temos mais de 50 desafiantes já! SalsaTheOne, Stockermann2, CojaGamer, Feefa_, FFinha, ForjaDoMestre, Kellfluz, MenyeB, Michelle_Rezende, PiazadaPlays, entre outros. Alguns começaram o desafio conosco bem no início. Se quiser conferir mais alguns é só fazer uma busca no Twitter com #desafio50jogos

 

O jogo precisa ter um mínimo de horas para ser considerado?

 

Não. Você pode zerar o jogo que quiser, na plataforma que quiser. Como foi dito, a proposta é ser uma brincadeira. Não vamos impor diversas regras, nem fiscalizar a conclusão de ninguém e acabar estragando a diversão. Vamos todos tentar ser civilizados a respeito, inclusive quando estivermos assistindo os outros desafiantes e suas escolhas.

 

Como posso saber a média de tempo que um jogo?

 

Existe um site chamado How Long to Beat. Lá você consegue procurar em um vasto catálogo a média de conclusão do seu jogo favorito.

 

"Mas aí se você tentar zerar (insira aqui um gênero de trocentas horas) duvido que vai conseguir terminar o desafio até o fim do ano."

 

Isso não é uma pergunta... Mas, vamos lá. Seja sensato, você pode incluir um CRPG, JRPG, roguelike, metroidvania ou qualquer outra coisa que vai tomar muito o seu tempo. Mas isso é uma decisão sua. Torne o seu desafio pessoal em 10 jogos de RPG no ano. Não é importante, não é relevante, é arbitrário.

 

Um RPG. Então, vai contar por 2, 3, 4 ou 5?

 

Você leu a última resposta? Volta ali rapidinho. (Edit: mas se já leu pode continuar. Texto aprovado pela comunidade).

 

Isso inclui jogos competitivos?

 

Alguns jogos de luta, de tiro ou de sobrevivência possuem um modo campanha/história. Se você concluir esse modo e aparecer os créditos no final tá valendo.

 

Eu sou speedrunner e consigo concluir 50 jogos em um mês.

 

Parabéns.

 

Jogos como Far Cry têm finais secretos sem esforço algum e aparece os créditos. Conta?

 

Sim. Se você quiser contar como um dos finais, é possível zerar Chrono Trigger com seus 19 finais diferentes e vão ser 19 jogos ou os 26 finais de Nier Automata e vão ser 26 jogos. De novo, não importa o critério pessoal que você use. O importante é encorajar você a jogar e concluir os jogos que você quiser e do seu jeito. 

 

Já terminei jogos no início do ano e comecei só agora. Eles contam?

 

Sim.

 

Se eu ultrapassar os 50 faz diferença?

 

Não.

 

Quem terminar primeiro ganha algo?

 

Não. É uma brincadeira, não é uma competição. Mas compartilhar as suas conquistas pessoais pode ser tão recompensador quanto.

Dicas Avançadas

 

Se você quiser também pode manter registro do seu progresso de diversas formas. Seguem alguns exemplos do que os desafiantes estão fazendo.

 

Twitter / Facebook

O tradicional "fio" no Twitter, um tópico dedicado para publicar as conclusões conforme elas acontecem.

 

 

Twitch / YouTube

Crie coleções (Twitch) ou listas de reprodução (YouTube) com as transmissões em que você concluiu o jogo. Não é preciso mostra todas as etapas da conclusão, apenas os últimos minutos que antecedem a tela de créditos quando você finalmente terminou o jogo.

 

 

GOG Galaxy 2.0

É possível criar marcadores (tags) no software para separar jogos. Por exemplo, crie uma categoria Backlog e uma categoria Concluído. Assim você tem duas listas para manter tudo organizado. Lembrando que o GOG Galaxy tem integração com Battle.net, Bethesda.net, Emuladores, Epic, GOG.com, Origin, PS4, Steam, Twitch, Uplay e Xbox. No entanto, muitas pessoas estão adicionando manualmente jogos antigos de consoles clássicos e do Switch.

 

Steam

Alternativamente você pode usar o Steam para fazer a mesma coisa que o GOG Galaxy, porém com menos recursos. Limitando-se apenas a jogos do seu Steam e jogos instalados no computador. Todos esses jogos "não-Steam" precisam ser adicionados manualmente e isso pode dar um certo trabalho. Fora que você não vai ter controle dos jogos de consoles. 

 

Completionator

Na minha opinião, a opção mais complexa (e está em inglês), porém a mais segura de atender todos os tipos de jogos e necessidades. Vou deixar o meu perfil do Completionator como exemplo. Lá você pode criar playlists, adicionar progressos, incluir metas personalizadas (conquistas, fases, capítulos, fatias do jogo), adicionar conclusões de jogos ou finalizações integrais (platinar). Ele consegue puxar toda a sua lista de jogos do Steam e criar uma coleção, mas não das outras plataformas. Para isso você precisa adicionar o resto manualmente. Lembrando que o Completionator é atualizado por uma única pessoa, o dono. E que os jogos existentes do mundo precisam ser adicionado um a um por ele próprio (junto com a capa). Alguns jogos mais recentes não vão estar presentes no banco de dados de imediato. Nesse ponto, o GOG Galaxy 2.0 é uma opção melhor porque a comunidade é quem faz essas atualizações.

 

 

Faça do seu jeito!

São apenas dicas, mas os mais dedicados podem ir além e criar seus próprios sites com a lista de conclusões, com um pouco de tudo que foi mencionado acima.

Please reload

Publicações em Destaque

É impressionante como o desafio trouxe participantes de todos os tipos e plataformas. E agora vamos compilar alguns dos feitos até então.  Volte aqui...

Progressos do Desafio 50 Jogos

February 12, 2020

1/9
Please reload

Publicações Recentes

September 24, 2020

Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags