top of page

Renowned Explorers Saiu e Você Não Viu?


Renowned Explorers Internacional Society é um jogo desafiador, não deixe sua aparência enganar, nele você controla um grupo de aventureiros que procura a glória de alcançar o mais alto posto dentre os exploradores de um famoso clube. O jogo tem diversos elementos pulps que você encontra em literatura e filmes do gênero como Indiana Jones, Tarzan, Zorro, Doc Savage, Rocketeer, o Sombra e a Liga Extraordinária. A ambientação é cartunesca, leve, bem humorada e situada no século XIX. Uma época em que desbravar continentes misteriosos e encontrar civilizações perdidas eram o auge da conquista.

Você escolhe três dentre uma seleção de 20 exploradores das mais variadas personalidades, etnias e raízes. Cada um deles tem uma especialização composta por uma combinação de habilidades e perícias que se enquadram em 3 abordagens: Amistosa, Malandra e Agressiva.

Uma vez escolhido o grupo, você escolhe entre seguir o tutorial (altamente recomendado) ou ser jogado de cara numa primeira expedição, curta e simples. Mesmo sendo a primeira expedição, a chance de derrota logo de cara é muito real. Os chefes são crueis e o próprio jogo te avisa isso.

Boa parte do jogo será você escolhendo o percurso no mapa que menos gasta mantimentos, decidindo como melhor resolver pequenos desafios e combater os oponentes dos exploradores. Combate esse que é resolvido num intricado sistema de pedra-papel-tesoura que utiliza da interação das 3 abordagens com buffs e debuffs (melhorias e penalidades temporárias) causados pelos personagens de formas positivas e negativas. O resultado são escorpiões sendo impressionados a ponto de desistirem, piratas sendo intimidados por velhinhas e lobos ferozes tão confusos que acham melhor simplesmente sair do combate. É lógico que a tendência de certos oponentes é seguir a abordagem mais lógica à sua natureza, porém o jogador não é obrigado a fazer o mesmo. Durante a expedição você precisa ficar o atento o tempo todo à sua determinação (resolve) que se reduzida a zero significa o fim do jogo.

A outra parte importante do jogo é resolvida num mapa mundi onde o jogador deve gerenciar seus recursos adquiridos na forma de fama, estudo e ouro para ampliar as capacidades de seus exploradores e assim avançar no jogo. Além do mais, esses mesmos recursos podem gerar quantias variadas de renome que serão determinadas pelas melhorias adquiridas nas árvores tecnológicas. Quanto mais renome, maior será seu placar final.

A diferença crucial deste jogo em comparação aos outros ditos rogue-like (que assim como este são apenas roguelite) é que ele quer ser difícil para esfregar isso na sua cara e te afastar do jogo. Ele te mostra de antemão que a cada jogada você pode planejar o seu próximo movimento. Dicas de como proseguir baseado no seu estilo de jogo vão aparecer quase que em todas as telas e interações do jogo e isso por si só já é um atrativo ao gênero.

Renowned Explorers International Society foi a maior surpresa de 2015 e me proporcionou horas de entretenimento no último mês do ano. Espero que ele também divirta você!

Publicações em Destaque
Publicações Recentes
Archive
Busca por marcadores /
Search by tags
Follow Us
  • Patreon
  • Curadoria Steam
  • SalsaTheOne
  • Salsa nos seus Jogos
  • SalsaTheOne
bottom of page